quarta-feira, 29 de agosto de 2007

FLOCLORE DAS REGIÕES BRASILEIRAS

FOLCLORE DAS REGIÕES BRASILEIRAS
________________________________________________________________________________
OBJETIVOS
  • Identificar os elementos que caracterizam cada região da nação brasileira;
  • Desenvolver o conhecimento, a valorização e a divulgação da cultura nacional;
  • Conhecer as diferenças nas regiões: dialetos, pratos típicos, crenças, rituais, rituais religiosos, danças, festas, lendas e mitos, artesanato, trabalho, tecnologia, habitação e educação.

------------ FORMULÇÃO DOS PROBLEMAS------------------

  1. O que vocês sabem sobre as línguas, as crenças, os rituais religiosos do nosso país?
  2. E sobre Artes, Danças, Festas, Lendas e Mitos?
  3. Quais o alimentos que vocês conhecem que são típicos de alguma região brasileira?

EXECUÇÃO

Divida a classe em cinco grupos. Cada grupo fará uma pesquisa sobre o folclore de uma das regiões brasileiras: dialetos, pratos típicos, crenças, rituais religiosos, danças, festas, lendas e mitos, artesdanato, trabalho, habitação, tecnologia e educação.

a) Região Norte

b) Região Nordeste

c) Região Centro-oeste

d Região Sudeste

e) Região Sul

ORGANIZAR CARTAZES COM TEXTOS E FOTOS. VEJA:

A) Região Norte:

O folclore nortista foi muito influenciado pelos indígenas. As principais manifestações folclóricas da região são:

  • Danças: marujada, carimbó, cirandas, bumba-meu-boi, etc.:
  • Festas: do Ciro de Nazaré,( em Belém-Pará), boi-bimbá de Parintins(AM)
  • Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras, cesas e cocares indígenas, artigos feitos com palha, buriti, couro de búfalo, renda de bilro, etc.;
  • Lendas: do Sumé, das Amazonas, da Mãe-d` água, do Curupira, da Vitpria Régia, da Mandioca, do Uirapuru, etc;
  • Pratos Típicos: caldeirada de tucunaré, tacatá, tapioca, pato do tucutupi, carne de búfalo, peixes,

B) Região Nordeste:

  • Danças Típicas: frevo, bumba - meu -boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinho, bambolê, congada, cavalhadas, fandangos e cirandas;
  • Festas Populares: O carnaval de Salvador(BA), Olinda e Recife(PE), e as festas jununas de Caruaru(PE) e Campina Grande(PB) são as festas populares mais famosas do Nordeste.
  • Lendas: saci-pererê, curupira, etc;
  • Pratos típicos: vatapá, caruru,, acarajé, peixadas, carne-de-sol, galinha à cabildela, buchadas, fruto do mar, canguejo, tapioca, cocada e quindim;
  • Artesanato: carrancas de madeira, rendas, corda, palha e buriti, bordados, redes, cerâmicas,garrafas com areia colorida, etc;

B) Região Centro-Oeste:

  • Danças: Congada, folia dos reis, roda de são gonçalo, mçambique; etc;
  • Festas Populares: cavalhada, rodeios, festa do divino, etc;
  • Lendas: do pé de garrafa, do lobisomem, do romãozinho;
  • Pratos e Bebidas: peixes, empadão goiano e galinhada, a bebida mais comum é o chimarrão;
  • Artesanato: cerâmica, objetos de madeira, artigos de prata com pedras semipreciosas, cristais, etc;

c) Região Sudeste:

  • Festas populares: carnaval, no Rio de Janeiro, festas religiosas e procissões em Minas Gerais, reisado, rodeios, como a festa do peão de boiadeiro em Barretos;
  • Lendas: do lobisomem, da mula-sem-cabeça, da iara, da lagoa santa;
  • Danças: fandango, folia de reis, catira, batuque, samba, moçambique;
  • Pratos Típicos: tutu de feijão, feijoada, feijão tropeiro, peixes, ostras virado à paulista

No artesanato, destacam-se os trabalhos em pedra sabão, colchas, bordados, redes, trabalho em cerâmica, argila, cipó, conchas do mar, tricô, crochê e cristais.

Os alunos poderão organizar uma feira com trabalhos realizados

Mapa do Brasil dividido em regiões

Apresentação de cartazes com as características do folclore em cada região, da peça teatral, dos pratos típicos, do artesanato, apresentação de danças, brincadeiras.

Torneios de adivinhas, canções folclóricas.

Exposição dos textos sobre as lendas e mitos.

Conclusão sobre as pesquisas

CONCLUSÕES E APLICAÇÕES

Reconhecer os aspéctos humanos, suas tradições e costumes em cada região, na cultura dos brasileiros.

Interpretar os cartazes e formalizar as conclusões.

Determinar diferenças e semelhanças entre as regiões brasileiras.

Nenhum comentário: